5 dicas para sua marca evitar crises nas mídias sociais

computador com likes e avaliações de redes sociais

O novo consumidor é rápido, comunicativo, gosta de atenção e não tem medo de botar a “boca no trombone”, não é? Ao aliar o consumidor moderno às mídias sociais surge uma das maiores preocupações que as empresas têm hoje: O que estão falando de mim? O problema é que muitas vezes os consumidores descontentes, junto com o poder do boca-a-boca, acabam gerando verdadeiras crises de imagem que começam na Internet e se espalham como um vírus, virando uma dor de cabeça e tanta para as marcas.

E, o que fazer para evitar crises que começam nas mídias sociais?

  • Como lidar com os usuários?
  • Como identificar tais crises e antever à elas?

Separei algumas dicas básicas, mas que se levadas à sério fazem toda a diferença na hora de prever e evitar futuras crises.

crises redes sociais

1. Monitore SEMPRE

Não adianta! A maneira mais construtiva e eficaz de se evitar uma crise é monitorando SEMPRE a sua marca na Internet. É preciso estar atento a todo momento ao que os usuários falam de sua marca nas redes sociais e outras ferramentas.

Só através do monitoramento que sua marca poderá se antever a futuras crises, neutralizar e lidar de forma correta com os comentários negativos e resolver os problemas de forma pró-ativa.

Não tem como deixar para depois e muito menos não fazer nada. As pessoas estão na web para se comunicar e é preciso ouvi-los atentamente para que você possa aproximar sua marca deles, da forma correra, gerando relacionamento através de uma comunicação direcionada. Mas para isso é preciso monitorar, estar atento! O radar nas mídias sociais deve estar ligado 24h por dia, 7 dias por semana. Monitore, monitore e monitore.

2. Saiba construir e manter relacionamentos

Não basta só monitorar, é preciso saber reagir ao que você irá encontrar em tal monitoramento. Os usuários não podem falar sozinhos e sua marca precisa estar preparada para respondê-los com prontidão e da maneira correta. Independente do comentário feito, as pessoas precisam e querem ouvir respostas, principalmente se elas falam contra a marca. Neste caso, esta é a oportunidade de sua empresa virar o jogo e transformar o negativo em positivo.

5 dicas para sua marca evitar crises nas mídias sociais

Saiba falar a linguagem de seu público, interaja com ele e gere relacionamento. Cultive este relacionamento sempre e nunca deixe os consumidores de lado. Saber se relacionar com os usuários de forma ininterrupta e relevante é a grande chave para uma relação saudável.

3. Identifique e dê valor aos usuários

Lembre que as mídias sociais permitem que qualquer pessoa seja um influenciador para o seu público e que gere o boca-a-boca. Identificar os alphas de uma rede onde sua marca participa é de extrema importância, mas jamais menospreze o poder da maioria dos usuários. Há algumas crises bem famosas na (curta) história das empresas nas mídias sociais onde o burburinho começou de forma bem pequena.

Lembro de uma crise onde o indivíduo tinha um blog que provavelmente os visitantes eram sua mãe, pai, irmão e vizinho (brincadeira rs). Um círculo bem pequeno e ponto! Um belo dia, um certo alpha da Internet, por algum acaso, entrou neste blog e comprou a briga deste blogueiro contra uma certa marca. E aí você já pode imaginar o que rolou.

Então eu pergunto: Se a marca tivesse dado atenção à este pequeno blogueiro, será que o estrago seria tão grande? Pois é, talvez não! Por isso, tenha o controle do público de sua marca e saiba identificar o poder de cada usuário.

4. Tenha uma estratégia adequeada nas mídias sociais

Não use as mídias sociais como um laboratório para sua empresa. Usá-las da maneira correta é coisa séria pois é a imagem e reputação da sua empresa que está em jogo. Tenha estratégias coerentes com os objetivos, missão, visão e valores da empresa. As mídias sociais são um novo ramo do marketing e é preciso encará-las desta forma e com a importância de qualquer estratégia de marketing que a empresa já adote.

5 dicas para sua marca evitar crises nas mídias sociais

Além do mais, é de extrema importância que sua empresa tenha profissionais ou empresas capacitadas para realização deste trabalho para que tais estratégias possam ser realizadas de maneira profissional e para que a imagem de sua empresa não seja prejudicada.

5. Treine sua equipe

Algumas crises nas mídias sociais surgem de dentro da própria empresa e o motivo disto acontecer é simples: os funcionários não sabem lidar com as redes sociais e acabam falando o que não deve ou o que é inapropriado. Se sua empresa está nas mídias sociais e leva este trabalho a sério, nada mais justo do que sua equipe saber onde a empresa está entrando e conhecer um pouco deste novo ambiente. Treine seus colaboradores, mostre o que a sua empresa faz nas mídias sociais e fale um pouco de comportamento na Internet.

5 dicas para sua marca evitar crises nas mídias sociais

Estas são algumas medidas pró-ativas que sua marca pode adotar para evitar as tão temidas crises nas mídias sociais. Mas, são apenas precauções e caso ocorra alguma crise com sua empresa na Internet saiba gerenciá-la da melhor maneira e jamais se esqueça do poder dos usuários.

Alguém já teve que gerenciar alguma crise nas mídias sociais? Compartilhem ;)

Profissional de Marketing Digital desde de 2010, Experiências em Start Up’s de jogos sociais. Buscando cada vez mais especializações em Search Engine Optimization, Google Ads, e Consultoria Empresarial.

  • Certificada SEO Unlock by NEIL PATEL
  • Certificações do Google ADS 
  • Certificação do Google Analytics

Post's Recentes

Você quer mais visitas no seu site?

Eu vou te mandar um diagnóstico com todos os pontos que ele precisa melhorar para gerar mais visitas:

Não realizamos spam’s com os nosso emails recebidos. 

Descubra o poder do Marketing Digital!

Venda mais,
Análise grátis!

Não consegue vender? Analisamos o seu site e apontamos os erros que te impedem de vender e mostrar os posicionamentos dos seus concorrentes.