O que é SEO?
SEO significa “Search Engine Optimization“, traduzindo: Otimização para os mecanismos de busca, como o Google, Bing e Yahoo.
Em termos simples, significa o processo de melhorar seu site para aumentar sua visibilidade quando as pessoas procuram produtos ou serviços relacionados ao seu negócio no Google, Bing e outros mecanismos de busca. Quanto melhor a otimização do seu site, maior a probabilidade de você chamar a atenção e atrair clientes existentes e em potencial para sua empresa.
Otimização de mecanismos de busca (SEO) pode parecer assustador, mas na verdade não é. É talvez o método mais importante do marketing digital; no entanto, esta estratégia depende de um grande número de fatores e elementos, todos os quais você precisa entender para ajudar o seu negócio no mundo online.
Se você não entender SEO, você pode perder grandes vantagens dessa estratégia. Então, certifique-se de começar a aprender tudo o que há para saber. Estas dicas de otimização de mecanismos de busca são perfeitas para aqueles que procuram uma maneira de conseguir mais visibilidade para o seu negócio na internet.
Você não só irá atrair os mecanismos de buscas, como o google, mas também novos clientes.
A otimização do mecanismo de busca se concentra apenas nos resultados da pesquisa orgânica e não inclui a otimização PPC. Tanto o SEO quanto o PPC fazem parte do Search Engine Marketing.
Nota: Embora SEO signifique “otimização para mecanismos de busca”, com o domínio atual do Google, poderíamos simplesmente usar o termo “otimização do Google”. É por isso que todas as dicas e técnicas neste guia são principalmente sobre o Google SEO, embora muitas coisas sejam universais e se apliquem à otimização de qualquer outro mecanismo de pesquisa.
SEO em poucas palavras
Você não precisa saber TODOS os fatores e os algoritmos exatos que o Google usa para classificar seu site. Mas você precisa cobrir os principais componentes do SEO para ter sucesso.
Uma maneira fácil de entender os 3 fatores mais importantes é imaginar uma tigela de sopa – a sopa SEO.
Existem três aspectos principais do SEO:
Conteúdo de Qualidade– A sopa representa o conteúdo do seu site – a parte mais importante. Conteúdo de baixa qualidade = sem classificações, é simples assim.
Backlinks de qualidade – o tempero representa os backlinks que aumentam a autoridade do seu site. Você pode ter um ótimo conteúdo e um site perfeitamente otimizado, mas, no final das contas, você precisa ganhar autoridade obtendo backlinks de qualidade – um indispensável ingrediente para tornar sua sopa de SEO perfeita.
Aspectos técnicos – a tigela representa todos os aspectos técnicos que você precisa cobrir (muitas vezes referido como técnico ou SEO na página). Sem uma tigela adequada, não haveria nada para segurar a sopa.
Nos capítulos seguintes, daremos uma olhada em todos esses aspectos do ponto de vista prático.
Vocabulário útil em SEO
Assim que você começar a se aprofundar em SEO, você encontrará alguns termos comuns que tentam categorizar seus vários aspectos ou abordagens, a saber:
- SEO on page e SEO off page
- SEO Black hat e SEO White Hat
Embora não sejam tão importantes do ponto de vista prático, é bom saber seu significado
SEO On-page & SEO Off-page
Os termos SEO on-page e off-page categorizam as atividades de SEO com base em se você as realiza no site
SEO on-page é tudo o que você pode fazer no site – desde a otimização do conteúdo até os aspectos técnicos.
- Pesquisa de palavra-chave
- Otimização de conteúdo
- Otimização de tag de título
- Otimização do desempenho da página
- Link interno
O objetivo é fornecer conteúdo e a experiência do usuário perfeita, ao mesmo tempo que mostra aos mecanismos de busca do que trata a página.
Observação: os termos SEO On-page e SEO técnico são às vezes usados indistintamente e às vezes para distinguir a otimização relacionada ao conteúdo (por exemplo, tags de título) e a otimização orientada para a técnica (por exemplo, velocidade da página).
SEO off-page da página trata principalmente de obter backlinks de qualidade para mostrar aos mecanismos de pesquisa que seu site tem autoridade e valor. O edifício da ligação pode envolver técnicas como:
- Blog de convidado
- Alcance por e-mail
- Edifício de link quebrado
O SEO off-page também está intimamente ligado a outras áreas do marketing digital, como marketing de mídia social e branding, que têm um impacto indireto na construção da confiança e autoridade do seu site
Lembre-se de que uma estratégia de SEO de sucesso consiste em atividades de SEO on-page e off-page.
SEO White hat vs. black hat
Black Hat(Chapéus pretos) e White Hat (chapéus brancos), têm sua origem nos filmes de faroeste. Eles representavam bandidos e mocinhos.
Em SEO, os termos são usados para descrever dois grupos de SEOs – aqueles que aderem às regras estabelecidas pelas Diretrizes para webmasters do Google e aqueles que não a aderem.
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Black hat é um conjunto de práticas antiéticas (e geralmente com spam) para melhorar a classificação de um site.
Essas técnicas podem levá-lo ao topo dos resultados da pesquisa em um curto espaço de tempo; no entanto, os mecanismos de buscas provavelmente irão penalizar e banir o site mais cedo ou mais tarde.
White hat, por outro lado, refere-se a todas as técnicas regulares de SEO que seguem as diretrizes e regras. É uma estratégia de longo prazo na qual boas classificações são um subproduto de boa otimização, conteúdo de qualidade e uma abordagem direcionada para o usuário.
Embora os especialistas em SEO concordem que “White hat” é o caminho a percorrer, existem diferentes opiniões sobre a aceitabilidade de várias técnicas de link building (compra de link).
Perguntas frequentes de SEO
Posso fazer SEO sozinho?
SEO não é fácil. Mas também não é ciência de foguetes. Existem coisas que você pode implementar imediatamente e existem conceitos que levarão muito mais tempo e esforço. Então, sim, você pode fazer SEO por conta própria.
A única questão é se você está disposto a investir algum tempo no aprendizado de todos os aspectos do SEO ou se vai contratar um profissional e investir seu tempo em outra coisa.
Como posso aprender SEO?
Há algumas coisas que você deve fazer para aprender SEO:
- Leia recursos confiáveis
- Obtenha experiência prática
- Não tenha medo de experimentos
- Tenha muita paciência (SEO é uma maratona, não um sprint)
Implementar as coisas deste guia é uma ótima maneira de começar 🙂
Quanto tempo leva para aprender SEO?
Para responder a esta pergunta, usaremos uma resposta comum de especialistas em SEO para quase todos os problemas de SEO: depende.
Embora a compreensão dos princípios básicos não leve mais do que algumas semanas, o domínio real desta disciplina depende em grande parte da prática, que é uma questão de meses, até anos.
Por último, mas não menos importante, o SEO está evoluindo o tempo todo. Você deve sempre aprender e ficar atualizado com as últimas atualizações, experimentos e descobertas.
Eu preciso de ferramentas de SEO?
Se você leva SEO a sério, não deve negligenciar os dados úteis e os insights fornecidos por várias ferramentas de SEO. Eles oferecem uma grande vantagem competitiva e economizam muito do seu tempo.
Aqui estão algumas ferramentas de SEO essenciais que todo proprietário de site deve usar:
- Google Search Console
- Ferramenta de análise de tráfego (por exemplo, Google Analytics)
- Ferramenta de pesquisa de palavras-chave (por exemplo, KWFinder)
- Ferramenta de análise de backlink (por exemplo, Ahrefs)
- Um rastreador de classificação (por exemplo, SERPWatcher)
O SEO está morto?
Quando as pessoas usam a frase “SEO está morto”, geralmente querem dizer que “as tentativas de spam para enganar o algoritmo do Google que foram usados 10 anos atrás estão mortas”.
Fora isso, a otimização de mecanismos de buscas é uma estratégia de marketing digital essencial e uma indústria em constante crescimento.
Os Mecanismos de Buscas – Google
No segundo capítulo deste guia de SEO, você aprenderá o que são mecanismos de buscas, como funcionam e quais são os fatores de classificação de SEO mais importantes no Google.