O Que é SEO? Seu Negócio Mais Rentável Na Web

computador com o google aberto

O que é SEO?

SEO significa “Search Engine Optimization“, traduzindo: Otimização para os mecanismos de busca, como o Google, Bing e Yahoo.

Em termos simples, significa o processo de melhorar seu site para aumentar sua visibilidade quando as pessoas procuram produtos ou serviços relacionados ao seu negócio no Google, Bing e outros mecanismos de busca. Quanto melhor a otimização do seu site, maior a probabilidade de você chamar a atenção e atrair clientes existentes e em potencial para sua empresa.

Otimização de mecanismos de busca (SEO) pode parecer assustador, mas na verdade não é. É talvez o método mais importante do marketing digital; no entanto, esta estratégia depende de um grande número de fatores e elementos, todos os quais você precisa entender para ajudar o seu negócio no mundo online. 

Se você não entender SEO, você pode perder grandes vantagens dessa estratégia. Então, certifique-se de começar a aprender tudo o que há para saber. Estas dicas de otimização de mecanismos de busca são perfeitas para aqueles que procuram uma maneira de conseguir mais visibilidade para o seu negócio na internet.

Você não só irá atrair os mecanismos de buscas, como o google, mas também novos clientes.

A otimização do mecanismo de busca se concentra apenas nos resultados da pesquisa orgânica e não inclui a otimização PPC. Tanto o SEO quanto o PPC fazem parte do Search Engine Marketing.

Nota: Embora SEO signifique “otimização para mecanismos de busca”, com o domínio atual do Google, poderíamos simplesmente usar o termo “otimização do Google”. É por isso que todas as dicas e técnicas neste guia são principalmente sobre o Google SEO, embora muitas coisas sejam universais e se apliquem à otimização de qualquer outro mecanismo de pesquisa.

SEO em poucas palavras

Você não precisa saber TODOS os fatores e os algoritmos exatos que o Google usa para classificar seu site. Mas você precisa cobrir os principais componentes do SEO para ter sucesso.

Uma maneira fácil de entender os 3 fatores mais importantes é imaginar uma tigela de sopa – a sopa SEO.

O Que é SEO? Seu Negócio Mais Rentável Na Web

Existem três aspectos principais do SEO:

Conteúdo de Qualidade– A sopa representa o conteúdo do seu site – a parte mais importante. Conteúdo de baixa qualidade = sem classificações, é simples assim.

Backlinks de qualidade – o tempero representa os backlinks que aumentam a autoridade do seu site. Você pode ter um ótimo conteúdo e um site perfeitamente otimizado, mas, no final das contas, você precisa ganhar autoridade obtendo backlinks de qualidade – um indispensável ingrediente para tornar sua sopa de SEO perfeita.

Aspectos técnicos – a tigela representa todos os aspectos técnicos que você precisa cobrir (muitas vezes referido como técnico ou SEO na página). Sem uma tigela adequada, não haveria nada para segurar a sopa.

Nos capítulos seguintes, daremos uma olhada em todos esses aspectos do ponto de vista prático.

Vocabulário útil em SEO

Assim que você começar a se aprofundar em SEO, você encontrará alguns termos comuns que tentam categorizar seus vários aspectos ou abordagens, a saber:

  • SEO on page e SEO off page
  • SEO Black hat e SEO White Hat

Embora não sejam tão importantes do ponto de vista prático, é bom saber seu significado

SEO On-page & SEO Off-page

Os termos SEO on-page e off-page categorizam as atividades de SEO com base em se você as realiza no site

SEO on-page é tudo o que você pode fazer no site – desde a otimização do conteúdo até os aspectos técnicos.

  • Pesquisa de palavra-chave
  • Otimização de conteúdo
  • Otimização de tag de título
  • Otimização do desempenho da página
  • Link interno

    O objetivo é fornecer conteúdo e a experiência do usuário perfeita, ao mesmo tempo que mostra aos mecanismos de busca do que trata a página.
Observação: os termos SEO On-page e SEO técnico são às vezes usados ​​indistintamente e às vezes para distinguir a otimização relacionada ao conteúdo (por exemplo, tags de título) e a otimização orientada para a técnica (por exemplo, velocidade da página).

SEO off-page da página trata principalmente de obter backlinks de qualidade para mostrar aos mecanismos de pesquisa que seu site tem autoridade e valor. O edifício da ligação pode envolver técnicas como:

  • Blog de convidado
  • Alcance por e-mail
  • Edifício de link quebrado

O SEO off-page também está intimamente ligado a outras áreas do marketing digital, como marketing de mídia social e branding, que têm um impacto indireto na construção da confiança e autoridade do seu site

Lembre-se de que uma estratégia de SEO de sucesso consiste em atividades de SEO on-page e off-page.

SEO White hat vs. black hat

Black Hat(Chapéus pretos) e White Hat (chapéus brancos), têm sua origem nos filmes de faroeste. Eles representavam bandidos e mocinhos.

Em SEO, os termos são usados ​​para descrever dois grupos de SEOs – aqueles que aderem às regras estabelecidas pelas Diretrizes para webmasters do Google e aqueles que não a aderem.

imagem

Black hat é um conjunto de práticas antiéticas (e geralmente com spam) para melhorar a classificação de um site.

Essas técnicas podem levá-lo ao topo dos resultados da pesquisa em um curto espaço de tempo; no entanto, os mecanismos de buscas provavelmente irão penalizar e banir o site mais cedo ou mais tarde.

White hat, por outro lado, refere-se a todas as técnicas regulares de SEO que seguem as diretrizes e regras. É uma estratégia de longo prazo na qual boas classificações são um subproduto de boa otimização, conteúdo de qualidade e uma abordagem direcionada para o usuário.

Embora os especialistas em SEO concordem que “White hat” é o caminho a percorrer, existem diferentes opiniões sobre a aceitabilidade de várias técnicas de link building (compra de link).

Perguntas frequentes de SEO

Posso fazer SEO sozinho?

SEO não é fácil. Mas também não é ciência de foguetes. Existem coisas que você pode implementar imediatamente e existem conceitos que levarão muito mais tempo e esforço. Então, sim, você pode fazer SEO por conta própria.

A única questão é se você está disposto a investir algum tempo no aprendizado de todos os aspectos do SEO ou se vai contratar um profissional e investir seu tempo em outra coisa.

Como posso aprender SEO?

Há algumas coisas que você deve fazer para aprender SEO:

  • Leia recursos confiáveis
  • Obtenha experiência prática
  • Não tenha medo de experimentos
  • Tenha muita paciência (SEO é uma maratona, não um sprint)

    Implementar as coisas deste guia é uma ótima maneira de começar 🙂

Quanto tempo leva para aprender SEO?

Para responder a esta pergunta, usaremos uma resposta comum de especialistas em SEO para quase todos os problemas de SEO: depende.
Embora a compreensão dos princípios básicos não leve mais do que algumas semanas, o domínio real desta disciplina depende em grande parte da prática, que é uma questão de meses, até anos.

Por último, mas não menos importante, o SEO está evoluindo o tempo todo. Você deve sempre aprender e ficar atualizado com as últimas atualizações, experimentos e descobertas.

Eu preciso de ferramentas de SEO?

Se você leva SEO a sério, não deve negligenciar os dados úteis e os insights fornecidos por várias ferramentas de SEO. Eles oferecem uma grande vantagem competitiva e economizam muito do seu tempo.

Aqui estão algumas ferramentas de SEO essenciais que todo proprietário de site deve usar:

  • Google Search Console
  • Ferramenta de análise de tráfego (por exemplo, Google Analytics)
  • Ferramenta de pesquisa de palavras-chave (por exemplo, KWFinder)
  • Ferramenta de análise de backlink (por exemplo, Ahrefs)
  • Um rastreador de classificação (por exemplo, SERPWatcher)

O SEO está morto?

Quando as pessoas usam a frase “SEO está morto”, geralmente querem dizer que “as tentativas de spam para enganar o algoritmo do Google que foram usados ​​10 anos atrás estão mortas”.

Fora isso, a otimização de mecanismos de buscas é uma estratégia de marketing digital essencial e uma indústria em constante crescimento.

O Que é SEO? Seu Negócio Mais Rentável Na Web

Os Mecanismos de Buscas – Google

No segundo capítulo deste guia de SEO, você aprenderá o que são mecanismos de buscas, como funcionam e quais são os fatores de classificação de SEO mais importantes no Google.

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Profissional de Marketing Digital desde de 2010, Experiências em Start Up’s de jogos sociais. Buscando cada vez mais especializações em Search Engine Optimization, Google Ads, e Consultoria Empresarial.

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