É fácil falar em campanhas inovadoras, reposicionamento de branding para marcas já posicionadas ou grandes empresas e é indiscutível a facilidade quanto à mensuração de resultados e aumento de mkt share da ação, mas quero falar sobre posicionamento para PME’s iniciantes que atuam nas áreas de prestação de serviços e que aceitam o desafio de destinar parte de seu faturamento em budget para o planejamento, embora sejam inseguros quanto a essas ações.
Desafio duplo, cobrança triplicada, expectativa inestimável.
Criar a confiança em uma empresa nova, de pequeno porte com um produto final intangível que requer a confiança do cliente para a contratação.
O mercado é potencial, porém ainda pouco explorado, ou melhor, um mercado que ainda não teve a oportunidade de entender os movimentos do marketing on line: (SEO, Email marketing, links patrocinados)…
Muitos profissionais de marketing não exploram esse mercado por não considerar um público interessante, visto que suas negociações ganham uma etapa a mais: – Desenvolver a visão do cliente contra a resistência à liberação de verba para o budget.
Contudo, vejo que esse é o momento e a oportunidade de Copywriting’s, gestores de tráfego pago, especialistas em SEO, gestores e profissionais da área marketing digital contribuir com informações através de palestras, artigos e participações em associações.
84% do mercado é formado por PME’s divididos entre produtos e serviços, há 4 anos atrás falávamos sobre as inovações do notebook, e hoje vislumbramos novas tecnologias para iPads, iPhones e outras inovações.
É muito claro que ainda não houve tempo para parte desse público entender o movimento on line que se dá em propagação de marcas.
A conquista de uma pequena empresa que atua na área de serviços e que está iniciando no mercado, requer uma grande e inteligente estratégia que pode ser um mérito todo seu!
É um trabalho árduo, visto que a visão das PMEs ainda é turva em relação em estratégias mistas de mídias on line e off line, mas é um mercado que precisa ter seu cordão umbilical cortado para que cresça e evolua.
O Alerta é para que pulverizem com o conhecimento, com o conceito com os ganhos, como boas novas que nós já sabemos. Mescle suas ações dentro de seu planejamento e distribua o budget entre online e offline. Falo aqui sobre serviços, porque em produtos temos estratégias outras que facilitam o ganho da confiança pela tangibilidade.
“Estratégias mistas de marketing, são desafios para profissionais e oportunidades para escrever cases fenomenais”
Faça isso pelo mercado, pelo conhecimento, pela profissão e por você!