O Google Meu Negócio surgiu como uma alternativa às páginas amarelas e aos diretórios de negócios. Sua função é ajudar os consumidores a encontrar produtos e serviços locais online – e obter informações sobre as empresas nas quais estão interessados.
Como empresário, você pode usar este serviço gratuito para aumentar o conhecimento da marca, alcançar mais clientes e aumentar as vendas. A primeira etapa é criar e reivindicar sua empresa na listagem de empresas no Google.
Dica:
Configurar uma ficha do Google Meu Negócio leva apenas alguns minutos – essa é a parte fácil. O mais importante é criar um perfil atraente e usá-lo para interagir com seus clientes e construir confiança.
O que é o Google Meu Negócio?
Construir uma forte presença online não é mais opcional. O Google processa 3,5 bilhões de pesquisas por dia, relata o Business Insider. Consumidores em todo o mundo usam este mecanismo de busca para pesquisar suas marcas favoritas, conectar-se com provedores de serviços e encontrar produtos que atendam às suas necessidades. Se sua empresa não aparecer nas pesquisas locais, você está perdendo clientes e vendas em potencial.
O Google Meu Negócio, um serviço gratuito para empresas locais, pode aumentar sua exposição online e esforços de marketing digital. Essa ferramenta permite que os usuários gerenciem suas informações comerciais na Pesquisa Google e no Google Maps para que os clientes possam encontrá-las com mais facilidade.
Ao mesmo tempo, ele fornece informações valiosas sobre o comportamento do cliente, como o número de pessoas que veem sua listagem no Google Maps.
Com este serviço, os proprietários de negócios podem responder facilmente aos comentários dos clientes e compartilhar informações relevantes.
Por exemplo: se você estiver alterando seu horário de funcionamento, poderá atualizar essas informações por meio do Google Meu Negócio. Você também pode adicionar links para seu site e páginas de mídia social para direcionar o tráfego orgânico.
Além disso, os clientes podem deixar comentários, fazer perguntas e compartilhar fotos.
Crie uma lista de negócios
Configurar o Google Meu Negócio é simples. Faça login em sua conta do Google com o domínio de e-mail comercial e vá diretamente para o Google Meu Negócio. Insira o nome da sua empresa, endereço, setor, localização, número de telefone e endereço do site. Quando terminar, clique em “Concluir” e execute as etapas necessárias para verificar sua empresa no Google por telefone, e-mail ou correio.
Se você escolher a última opção, receberá um cartão postal em duas semanas. Faça login em sua conta do Google Meu Negócio, clique em “Verificar local” e insira o código de cinco dígitos no cartão postal.
Observe que sua empresa já pode estar listada no Google. Se for esse o caso, você precisa reivindicar e atualizar sua listagem de empresas. Para fazer isso, faça login no Google Meu Negócio, digite o nome da sua empresa no campo designado e siga as etapas anteriores para verificar sua listagem.
Em seguida, otimize sua listagem de empresas para aumentar sua visibilidade online e torná-la mais atraente para os clientes. De acordo com o Google, as empresas com listagens completas têm duas vezes mais chances de serem consideradas confiáveis. É por isso que é importante fornecer o máximo de informações possível.
Otimize sua lista de negócios
Certifique-se de que seu perfil esteja atualizado e inclua fotos e postagens recentes, informações de contato, links para pedidos online e outros detalhes relevantes.
Bares e restaurantes, por exemplo, podem adicionar seus menus ou criar um link para eles. Dentistas, fisioterapeutas e outros profissionais de saúde podem adicionar um botão de reserva. Se você possui um hotel, pode listar suas comodidades, classificações de classe e outros recursos.
Os usuários também podem adicionar atributos, como “Wi-Fi grátis” ou “adequado para crianças”, para ajudar os clientes a ter uma ideia melhor do que esperar.
Recomendamos também a criação de conteúdo personalizado para sua página do Google Meu Negócio. Pense nisso como uma rede social. Publique atualizações sobre seus produtos ou serviços, clientes satisfeitos, projetos futuros, realizações e muito mais. Esteja ciente de que suas postagens (exceto para Eventos) expiram a cada sete dias, então você deve continuar adicionando conteúdo para manter sua página de negócios relevante.
Reserve um tempo para se envolver com seus clientes em potencial e responder aos comentários deles – assim como você faria no Facebook, LinkedIn e outras redes sociais.
Verifique seu painel regularmente para obter insights sobre seu público. Use esses dados para otimizar sua ficha do Google Meu Negócio, veja o desempenho dela em comparação com outras empresas na sua área e ajuste sua estratégia de marketing.
Adicionando Detalhes Relevantes da Empresa
Quando um usuário pesquisa um tipo específico de empresa, o Google usa as informações da sua listagem do Google Places para ajudá-lo a encontrar resultados relevantes. Se os detalhes de sua empresa estiverem incompletos, o Google não saberá como categorizá-los, o que pode impactar negativamente sua visibilidade.
Para editar sua listagem, entre em sua conta e clique no link “Editar”. Preencha o máximo de campos possível, prestando atenção especial à seção “Categorias”. Categorias precisas e relevantes ajudarão sua empresa a aparecer nas pesquisas relacionadas.
Aguardando Verificação
Embora o processo de edição de uma listagem do Google Places seja rápido e eficiente, pode levar algum tempo para que as alterações apareçam no Google Maps.
De acordo com o Google, o processo de verificação sozinho pode levar até duas semanas. Depois de verificar sua conta, pode levar mais tempo para que sua empresa comece a aparecer nos resultados de pesquisa.
Nesse ponto, sua empresa começará a aparecer nos resultados do Google Maps, para que os usuários possam pesquisar direções e localizar informações adicionais em sua lista do Google Places.