A internet está crescendo rapidamente, então ser bem classificado em mecanismos de busca, como o Google, é mais importante do que nunca!
No entanto, como proprietário de uma empresa, você pode estar se perguntando o seguinte:
- O que é um consultor de SEO?
- O que um especialista em SEO realmente faz?
- Preciso contratar alguém para fazer SEO para o site da minha empresa?
Vamos nos aprofundar e ajudar a responder a essas perguntas para você …
O que é um consultor de SEO e por que preciso de um?
Os consultores de SEO são responsáveis por planejar, implementar e gerenciar a estratégia geral de SEO dos clientes da empresa.
Profissionais de SEO geralmente cobrem uma ampla variedade de funções, como marketing na web, análise de dados, planejamento de estratégia de conteúdo, construção de links e estratégia de palavras-chave.
Bem, normalmente um “consultor” de qualquer tipo é um especialista em um determinado tópico e é pago para dar conselhos sobre o assunto por indivíduos ou empresas que deles precisam. Portanto, dessa forma, um consultor de SEO não é diferente.
Eles são especialistas em otimização de mecanismos de buscas e são pagos por empresas e proprietários de sites para aconselhá-los sobre como obter classificações mais altas, mais tráfego direcionado e, por fim, mais lucros para seus sites.
No mínimo, um consultor profissional de SEO ou empresa de consultoria deve ter muita experiência e especialização nas seguintes áreas (e muito mais) …
SEO On page
SEO ON PAGE – é o que você faz dentro do seu site. A maioria das pessoas tende a pensar em SEO como uma estratégia externa, o que normalmente significa construção de links e sinais sociais, mas há muitas coisas que precisam ser feitas em seu site antes que qualquer uma das outras técnicas funcione.
Basicamente, seu site precisa ser “amigável aos mecanismos de buscas” para ter uma boa classificação, não importa o que você faça, e seu consultor de SEO deve ser capaz de aconselhá-lo sobre o que você precisa fazer em seu site para deixá-lo pronto para ser classificado.
Aqui estão alguns dos fatores na página com os quais um profissional de SEO deve ser capaz de ajudá-lo:
(Observação: não vou entrar em muitos detalhes sobre nenhum deles porque esta postagem se transformaria em um livro completo se eu o fizesse. Seu especialista em otimização de mecanismos de pesquisa pode fornecer todos os detalhes – e garantir que eles façam ou não não os contrate!)
- Tags de títle – obter uma tag de título certa é muito mais difícil do que você imagina. E uma tag de título devidamente otimizada pode fazer maravilhas para o SEO.
- Tags de descrição – Quase o mesmo pode ser dito sobre esta tag e o título. É muito importante para a otimização do mecanismo de pesquisa no site, mas não é fácil “acertar” a menos que você seja um profissional.
- Meta tags – Além do título e da descrição, há muitas outras meta tags que podem ou não ser importantes, dependendo do seu site e da situação em particular. O guru de SEO que você contratar deve ser capaz de aconselhá-lo sobre isso.
- Conteúdo de qualidade – a parte mais importante de qualquer site da Web e vital para obter classificações elevadas nos mecanismos de buscas. Mas suas páginas são realmente bem escritas, com conteúdo de qualidade verdadeiramente da perspectiva do Google, Bing, Yahoo e outros mecanismos de buscas? Você provavelmente pensa assim, mas pode se surpreender!
- Densidade de palavras-chave – outra coisa que você não quer bagunçar. Muito pouco e você pode nunca classificar para os termos que deseja classificar, muito e pode ser penalizado por otimização excessiva. É uma linha tênue caminhar!
- LSI (Latent Semantic Indexing) – O resumo básico do LSI é que o conteúdo de um site é rastreado pelo Google e outros mecanismos de buas, nos quais as palavras ou frases mais comuns, junto com seus sinônimos e palavras relacionadas, são identificadas como palavras-chave para cada página.
Por exemplo; se o título de sua página fosse “Fatos sobre animais”, os mecanismos de buscas esperariam encontrar outras palavras relacionadas a isso no conteúdo da página – como cães, gatos, pássaros, etc …
Isso ajuda você a ter uma classificação mais elevada porque os SEs percebem que sua página / site é realmente sobre o assunto. Além disso, você também pode classificar os termos LSI, além de suas palavras-chave principais.
- Estrutura do site – suas páginas usam dados estruturados para oferecer suporte a listagens? O Google pode rastrear seu site facilmente? Os problemas de conteúdo duplicado estão sendo tratados corretamente no site? O design é compatível com SEO? Essas são todas as coisas que seu consultor deve ser capaz de lhe dizer e ajudá-lo a consertar, se necessário.
- Cabeçalhos – o título e os subtítulos estão usando as tags HTML e as palavras-chave corretas?
Velocidade do site – A importância do SEO está aumentando, pois tudo na internet fica cada vez mais rápido. As pessoas estão impacientes, então seu site precisa ser carregado muito rapidamente para obter os melhores resultados.
- Mobile friendly – os sites tendem a ser exibidos de maneira muito diferente em dispositivos como smartphones e mesas do que em computadores normais.
O mundo está se tornando cada vez mais móvel e mais pessoas estão ficando online por meio de dispositivos móveis do que por computadores atualmente. Portanto, é muito importante que seu site seja compatível com dispositivos móveis e otimizado corretamente para ele. - Dados estruturados / Marcação de esquema – os dados estruturados permitem que mecanismos de buscas como o Google realmente entendam seu site, o que pode ajudar tremendamente com o SEO.
… E muitas outras coisas! Eles precisam ser muito bons em otimizar seu site ou ensinar você a fazer isso sozinho. Você os está contratando porque eles são especialistas nessas coisas, então certifique-se de que eles realmente são antes de entregar seu dinheiro.
SEO Off Page
Mais uma vez, não vou entrar em detalhes reais sobre as várias estratégias de SEO fora da página simplesmente porque não é viável. Existem centenas de cursos inteiros, ebooks, sites de membros, vídeos, blogs, grupos e todos os tipos de outras coisas dedicadas estritamente a este assunto – não pode ser ensinado em um post.
É por isso que você está procurando uma agência de SEO, para que seus especialistas possam ensinar essas coisas para sua equipe ou fazer isso por você. Estou apenas dando um rápido resumo para que você saiba o que não sabe e tenha certeza de que seu consultor em potencial
- Link Building – Esta é uma das partes mais importantes do SEO, mas existem algumas maneiras boas de fazer isso e muitas maneiras horríveis de fazê-lo. Você precisa saber a diferença e fazer isso direito.
Poucas coisas, se houver, podem impulsionar suas classificações mais do que obter os backlinks certos. E nada pode destruir seus rankings e o futuro de seu site ou negócio mais rápido do que ser penalizado por usar táticas ruins de link building. É absolutamente crucial que isso seja feito corretamente! - Redes sociais – está crescendo significativamente em importância como um fator de classificação. Na verdade, agora é uma das partes mais importantes do SEO. O seu conteúdo está sendo postado nas redes sociais? Ele é compartilhado por pessoas confiáveis e respeitadas em seu setor?
Quanto mais curtidas, compartilhamentos, tweets, pins, votos positivos, favoritos e qualquer outra mídia social que seu site adore, melhor será para solidificar suas classificações no Google, Bing e outros mecanismos de buscas. Sem mencionar o fato de que essas coisas vão gerar muito tráfego direto e dar um grande impulso à marca de sua empresa.
- Vídeos – Em muitos aspectos, os vídeos são o futuro da Internet e o marketing de vídeo é o futuro do SEO. O próprio YouTube é o segundo site mais visitado do mundo, bem como o segundo mecanismo de busca do mundo, atrás apenas do Google, que coincidentemente o possui.
Os vídeos que são otimizados corretamente tendem a ter uma classificação muito boa e, normalmente, muito mais rápido do que um site normal. Eles também são ótimos para links, excepcionais para exposição e branding, e são um conteúdo incrível por si só. Além disso, eles são compartilhados e postados novamente muito mais do que o conteúdo de texto.
- Marketing de conteúdo – as pessoas se tornaram cegas para a maioria das formas de propaganda. Eles não percebem os banners, pulam os comerciais de TV, ignoram os outdoors, têm rádio via satélite ou simplesmente desligam os anúncios de rádio, estão descobrindo a diferença entre anúncios PPC e listagens orgânicas, não abrem e-mails promocionais e assim sobre.
O marketing tradicional está morrendo rapidamente – tanto online quanto offline!
Portanto, o conteúdo agora é o presente e será uma grande parte do futuro do marketing, especialmente online. Basta colocar; marketing de internet eficaz não é possível sem grande conteúdo nos dias de hoje. E isso certamente inclui SEO – ainda mais do que a maioria.
Seu consultor de SEO precisará saber como criar conteúdo gratuito útil e compartilhá-lo na web de uma forma que atraia tráfego direcionado ao seu site, transforme esses visitantes em clientes potenciais e, em seguida, os converta em compradores. Em seguida, mantenha o conteúdo atraente o suficiente para transformar essas pessoas em clientes habituais. Não é fácil, mas alguém precisa fazer isso.
Enfim, o marketing digital engloba uma série de estratégias, que inclui as coisas acima, mas isso é apenas a ponta do iceberg. Há muito mais nisso. E a otimização de mecanismos de buscas está sob o enorme guarda-chuva do marketing online, no qual muitas das táticas usadas se sobrepõem e ajudam em mais de uma maneira.
O que não fazer no SEO!
Quando se trata de se classificar na primeira página do Google, há muitas coisas que você não deveria fazer. Muitas vezes, isso é mais importante do que o que você deve fazer. Evitar essas coisas é vital para o sucesso do seu site no Google!
Você pode fazer 100 coisas certas e apenas um erro pode arruinar completamente sua classificação, fazer com que você seja penalizado ou até mesmo banido. É muito importante que a pessoa ou empresa que presta consultoria em SEO saiba o que NÃO fazer e ajude a evitá-lo.
Aqui está um rápido resumo de apenas algumas dessas coisas:
- Otimização excessiva – Usar sua palavra-chave muitas vezes dentro de seu conteúdo ou em seus esforços de construção de links.
- Links não naturais – Muitos links de um tipo de site, muitos links dofollow, usando o mesmo texto âncora repetidamente e assim por diante.
- Link spamming – Explodir seu site com links de qualquer lugar e de todos os lugares. Freqüentemente, menos é mais quando se trata de SEO.
- Links de baixa qualidade – você definitivamente quer qualidade em vez de quantidade nos dias de hoje e na era da otimização de mecanismos de buscas. Apenas um punhado de links de alta qualidade e relevantes superarão centenas de links de baixa qualidade todos os dias.
- Certos tipos de links – Nem todos os links são criados iguais. Hoje em dia, existem algumas táticas de link building que podem fazer muito mais mal do que bem. Seu consultor deve saber o que são e certificar-se de que seu site fique longe deles.
- Conteúdo ruim – girar, copiar, plagiar ou simplesmente escrever conteúdo de baixa qualidade pode ser prejudicial ao seu site de várias maneiras.
Google Updates
As estratégias de SEO estão sempre mudando.
Isso se deve em grande parte ao fato de que o Google e outros mecanismos de buscas estão sempre atualizando seus algoritmos (fatores de classificação) para impedir spam e outras táticas duvidosas. Assim, um verdadeiro especialista em SEO ficará por dentro das constantes mudanças para estar sempre atualizado com a indústria.
Faça muitas perguntas à empresa ou ao consultor que está pensando em contratar sobre atualizações, para ter certeza de que não estão usando estratégias desatualizadas. Antes de falar com eles, você pode fazer uma pesquisa por “Histórico de alterações do algoritmo do Google” para pelo menos ter uma ideia rápida de quais atualizações importantes aconteceram recentemente.
Dessa forma, você pode pelo menos testar um pouco os conhecimentos deles antes de contratá-los.
Outras considerações sobre SEO
Conhecimento íntimo de sua área – embora seja verdade que um especialista em SEO pode tecnicamente estar em qualquer lugar do mundo e ainda fazer seu trabalho com eficácia, não importa onde você esteja (contanto que seja legítimo), pode haver algumas vantagens distintas na contratação aquele que conhece bem a sua cidade / área.
Eles podem ter uma compreensão melhor de aproximadamente quanto tempo pode levar para classificar um site com base no período de tempo típico em sua localização, quanto deve custar, os níveis de competição e muito mais.
- Na verdade, saiba como fazer SEO da maneira certa – Certifique-se de que a pessoa que você está contratando sabe o que está fazendo. Isso pode ser difícil de julgar, pois você provavelmente não sabe como fazer isso, mas você pode ter uma boa ideia fazendo perguntas, procurando depoimentos e recomendações, e qualquer outra pesquisa que puder.
- Se você estiver contratando uma grande empresa de marketing ou uma empresa de publicidade genérica, pode pensar que está seguro devido ao seu tamanho, mas realmente precisa ser extremamente cuidadoso com isso.
Muitas dessas grandes empresas colocam o SEO em sua lista de serviços, mas estão longe de ser especialistas nisso. Muitos não têm a menor ideia de como fazer isso.
Na verdade, uma fonte muito confiável que trabalhava para uma grande agência me disse que ele era o único especialista em SEO que já classificou um site ou fez qualquer outro tipo de otimização de mecanismo de busca antes de ser contratado.
Ainda assim, eles tinham toda uma equipe de otimização de mecanismo de pesquisa que trabalhava para clientes agindo como se eles realmente soubessem o que estavam fazendo.
Portanto, se você estiver conversando com uma dessas grandes Agências de Marketing Digital, certifique-se de ter um consultor pessoal que trabalhará com você e com seu site, que realmente tenha o conhecimento e a experiência para ajudá-lo de forma adequada.
E isso, meus amigos, é mais ou menos do que se trata a consultoria de SEO. Claramente, este é apenas um resumo muito básico e há muito mais nele. Além disso, a otimização para o principal mecanismo de busca, como o Google, é um setor em constante mudança, então sempre há coisas diferentes para acompanhar.
Mas pelo menos agora você tem uma ideia muito melhor do que eles são, o que fazem, por que precisa deles e algumas coisas a procurar para garantir que está contratando a melhor pessoa para o trabalho.
O sucesso do seu negócio pode depender disso, então escolha com sabedoria!