Marketing Digital para pequenas empresas

marketing digital para pequenas empresas

Uma estratégia de marketing digital é uma parte importante do mix de marketing geral de uma empresa, independentemente de seu tamanho e se ela está ou não fazendo negócios online.

O marketing de pequenas empresas para uma empresa local pode incluir muitos métodos de publicidade local off-line, mas também precisa incluir uma parte saudável das estratégias de marketing digital para maximizar as vendas na economia atual.

Uma pequena empresa que está fazendo a maior parte ou todos os seus negócios online precisa adotar uma estratégia de marketing digital eficiente para que ajude os usuários online a encontrá-la.

empresa de seo para médicos

Os proprietários de pequenas empresas sabem que o marketing digital não é mais secundário em relação ao marketing e publicidade tradicional, e é uma ótima maneira de obterem mais retorno com seus investimentos de marketing.

Na verdade, 95% das pequenas empresas planejam aumentar os gastos com marketing digital nesta pós pandemia. Mas, para obter os melhores resultados, é importante entender o marketing digital e suas áreas.

Qual estratégia de marketing digital é melhor para minha pequena empresa?

Dê uma olhada em seus clientes e identifique onde eles passam o tempo online. Sua base de clientes digitais pode ser um público diferente do que você está acostumado a segmentar. Seu orçamento será um fator importante ao decidir quais estratégias de marketing digital deve seguir.

Não tenha medo de testar alguns métodos diferentes ao decidir qual estratégia de marketing digital é melhor para sua empresa. Dê uma olhada nos resultados para ver quais métodos são mais eficazes com sua base de clientes e verifique se você está obtendo um retorno do investimento (ROI) positivo.

Algumas estratégias podem ser difíceis de medir devido ao seu nível de conhecimento, mas seja consistente com seu método de medição – uma sugestão é comparar a receita da sua empresa durante certos esforços de marketing com a receita gerada durante a execução de outras campanhas de marketing.

NOTA: Você deve revisar seu plano de marketing pelo menos uma vez por ano para se certificar de que está atualizado e ainda atende às suas necessidades de negócios.

imagem com a palavra brand
Imagem: pixabay

Principais áreas de Marketing Digital para empresas

Agora vamos ao que interessa, abaixo eu vou listar algumas das principais áreas de Marketing Digital importante para qualquer empresa, seja ela pequena, média ou grande. Descubra agora em quais dessas áreas a sua empresa possuí mais potencial para encontrar os seus clientes ideais.

1) Site da sua empresa

Não importa o quão ativo você seja nas redes sociais, elas não podem substituir um site de negócios. Seu site é a “casa” digital de sua empresa e é o único lugar online onde você tem controle total sobre sua mensagem. Seu site não precisa ser sofisticado, mas precisa ser compatível com dispositivos móveis. isso não é negociável em 2021.

LEIA MAIS: 5 Razões Pelas Quais Os Sites Não Vendem

computador com likes e avaliações de redes sociais

2) O Google Meu Negócio é mais importante do que nunca

Os resultados da pesquisa do Google priorizam as listagens do Google Meu Negócio. Como resultado, muitos pesquisadores não se incomodam em folhear abaixo desses ou clicar para acessar um site. eles obtêm todas as informações de que precisam do GMB.

Certifique-se de que sua página do Google Meu Negócio tenha sucesso adicionando regularmente novas fotos, postagens, ofertas ou vídeos e mantendo sua descrição atualizada. Agora você também pode adicionar postagens no Google Meu Negócio.

Pense no resultado do GMB como um pequeno site próprio e adicione todas as informações que puder a ele.

3) Marketing de busca ( Search Engine Optimization – SEO)

A otimização de mecanismos de buscas (SEO) se refere ao processo de aumentar o tráfego do site usando os resultados de pesquisa do orgânica (não paga) no Google. Existem muitas estratégias para o SEO, incluindo o uso das palavras-chave certas no seu site, sua presença nas redes sociais, referências ao seu site de sites externos e muito mais.

A complexidade do SEO é uma das razões pelas quais apenas 44% das empresas estão investindo em SEO, de acordo com Clutch. A boa notícia: ser um desses 44% pode colocá-lo à frente da concorrência.

O SEO possibilita que a sua empresa tenha a oportunidade de competir com empresas maiores, se tornando mais visível nos resultados do Google. Como as milhares de pessoas usam a pesquisa para encontrar produtos online e localmente, é importante que sua empresa tenha uma posição elevada nos resultados de buscas para palavras relacionadas ao que a sua empresa está vendendo.

As empresas e profissionais de marketing digital oferecem esse serviço por meio da otimização do mecanismo de busca (SEO), que pode ajudar seu site a ter uma classificação mais elevada nas páginas de resultados do Google por meio de métodos como:

  • Site otimizado;
  • Pesquisa de palavras-chave e volume;
  • Linkagem interna e externo;
  • Otimizando o conteúdo para produzir informações relevantes de alta qualidade para o seu público alvo;
  • E outras estratégias.

Marketing de busca local – SEO Local

Desde 2015, mais pesquisas foram realizadas em dispositivos móveis do que em computadores desktop, de acordo com o Google. Muitas dessas pesquisas são feitas enquanto os usuários estão “em trânsito” em busca de empresas locais, então os resultados de pesquisa do Google agora favorecem sites que são otimizados para pesquisa local, incluindo informações de localização e palavras-chave relacionadas à localização.

Além de otimizar seu site para pesquisa local, reivindique a localização de sua empresa em diretórios de pesquisa locais, como o Google Meu Negócio e certifique-se de que suas informações de nome, endereço e número de telefone (NAP) estejam listados exatamente da mesma forma em todos os diretórios de pesquisa locais . (Não use “St.” em uma listagem e “Rua” em outra.)

Se o seu NAP variar de uma listagem para outra, os mecanismos de buscas podem não reconhecê-la como a mesma empresa, prejudicando seus resultados nestas pesquisas.

Marketing com Anúncios Pagos

Os anúncios pagos (Pay Per Click) executa anúncios online em que a empresa só paga se o anúncio for clicado. Existem muitos tipos diferentes de anúncios online, incluindo aqueles apresentados na parte superior e nas laterais de uma pesquisa, promoções que são veiculadas antes dos vídeos ou anúncios que aparecem em aplicativos móveis ou durante a navegação online.

Alguns benefícios dos Anúncios Pagos são que a empresa paga apenas pelos resultados e que os anúncios podem ser direcionados para uma localização geográfica específica.

O lugar mais comum para anúncios PPC é no Google (usando o Google AdWords), mas anúncios no Facebook e outros canais de mídia social também são considerados PPC.

O custo do marketing de PPC pode variar significativamente dependendo de quanto a empresa está disposta a investir em publicidade online. O preço é baseado principalmente na competição de palavras-chave – palavras-chave populares que têm alta competição custarão mais.

LEIA MAIS: Como fazer propaganda no Google Adwords

Marketing de conteúdo


Essa estratégia gira em torno de fornecer aos clientes em potencial informações sobre seu produto ou serviço, bem como informações em geral. Todo mundo está tentando vender, mas aqueles que podem informar têm maior probabilidade de obter vendas. As pessoas atribuem um certo nível de especialização a uma empresa, e isso inspira confiança no consumidor.

No passado, o marketing de conteúdo era frequentemente executado por meio de flyer’s e guias impressos. Hoje, no entanto, a estratégia depende da entrega de artigos valiosos e relevantes e de informações no site da sua empresa que aconselham e atraem clientes em potencial e servem como um apelo para uma ação de compra.

Marketing de rede social

Esse tipo de marketing pode ser complicado.

Todo mundo fala sobre mídia social, mas a verdade é que pode ser difícil para as empresas integrarem a rede social em seus negócios. O tipo de mídia usado, bem como a forma como é usado, depende do tipo de negócio que você tem. Para algumas empresas, estar em contato com seus clientes e dar-lhes as últimas notícias pode ser um elemento importante para o sucesso.

Outras empresas, como um restaurante local, obtiveram sucesso usando as redes sociais, informando os clientes sobre as últimas ofertas especiais e novos acréscimos ao menu. O aspecto mais importante da mídia social é usá-la para fortalecer sua base de clientes para alcançar vendas repetidas.

Certifique-se de estar atualizado sobre os novos canais de mídia social, bem como onde seus clientes-alvo estão gastando o tempo (por exemplo, eles estão deixando o Facebook para o Instagram)?

Você está almejando clientes profissionais?

O LinkedIn pode ser sua ferramenta ideal. O seu marketing tem um aspecto visual forte? O Instagram pode ser a melhor opção para o seu negócio.

DICA: O marketing de mídia social trata de desenvolver um relacionamento com seus clientes – não apenas de vender constantemente para eles. Use a plataforma para ouvir e interagir com sua clientela online.

E-mail Marketing

Esta forma de marketing pode ser crucial para o sucesso online ou offline de uma pequena empresa. Essencialmente, o marketing por email está promovendo produtos e serviços eletronicamente – por meio de boletins, atualizações, promoções ou mensagens gerais – e depende da construção de uma lista de clientes existentes e potenciais.

Essa lista de nomes e e-mails consiste em pessoas que estão interessadas em seu negócio, e você sabe que isso é verdade porque elas mesmas optaram por essa lista.

Talvez eles tenham recebido ofertas de atualizações futuras sobre produtos, bem como cupons para se inscreverem. Conforme essa lista cresce, ela se torna mais valiosa. Muitos profissionais de marketing consideram isso uma estratégia de marketing de longo prazo para pequenas empresas muito importante.

Marketing para celular

A experiência do consumidor hoje em dia é amplamente orientada por meio de um dispositivo móvel – esteja ele pesquisando o produto ou a empresa, fazendo uma comparação de preços ou realmente comprando um produto.

O marketing móvel visa atingir os clientes por meio de seus smartphones ou tablets, usando meios como mensagens de texto, mídia social, site, e-mail e aplicativos.

As empresas podem tirar proveito da tecnologia que pode atingir a clientela com base no horário ou local, como enviar aos clientes um código de desconto quando eles entram em uma loja.

LEIA TAMBÉM: Vantagens do Marketing Digital para pequenas empresas

Agência de Marketing Digital para empresas

Muitas dessas estratégias de marketing digital podem ser terceirizadas, porque a menos que você tenha tempo para se dedicar, é difícil permanecer nas múltiplas mudanças que acontecem quando se trata de estratégia.

Com marketing de conteúdo e e-mail, você pode fazer muito disso sozinho, mas nunca é demais pedir conselhos de especialistas sobre estratégia para ajudá-lo a começar a iniciar o marketing digital para sua empresa.

Se você tem uma pequena empresa, precisa levar em consideração as áreas de marketing digital acima. Formule um plano e combine-o com seus outros esforços de marketing. Algumas dessas áreas de marketing serão mais importantes e eficazes, dependendo do seu negócio.

Consultoria de marketing digital para pequenas empresas.

Você pode ter profissionais para ajudá-lo ou terceirizar se não tiver mão de obra para lidar com as obrigações de marketing internamente.

Entre em contato conosco e veja como podemos ajudar a aumentar as vendas da sua empresa!

Profissional de Marketing Digital desde de 2010, Experiências em Start Up’s de jogos sociais. Buscando cada vez mais especializações em Search Engine Optimization, Google Ads, e Consultoria Empresarial.

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