SEO para Médicos:

médico com uma imagem de SEO

Existem várias maneiras de procurar um médico, mas uma das mais populares atualmente são os mecanismos de busca como o Google.

Ao digitar uma palavra ou frase rápida, é possível encontrar dezenas – ou até centenas – de médicos em uma pequena área geográfica em segundos. Mas, para a maioria dos pesquisadores, os únicos resultados que recebem atenção são os que estão no topo – e a única maneira de seu site chegar lá é com a otimização de mecanismos de pesquisa ou SEO.

Os sites de médicos não aparecem apenas no topo dos resultados de pesquisa por acidente.

Imagem do Google com ranking

As altas classificações requerem um programa regular de monitoramento e refinamento que pode levar semanas ou até meses. Uma vez que seu site os atinge, no entanto, eles podem levar a um novo fluxo de referências e compromissos, não apenas no curto prazo, mas ao longo da vida de sua prática.

Continue lendo para aprender mais sobre SEO para médicos, como funciona e por que é valioso. Além disso, encontre dicas práticas para lançar uma estratégia de SEO para o consultório ou centro médico do seu médico.

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Como funciona o SEO para médicos?

Os mecanismos de busca estão constantemente rastreando a web em busca de conteúdo novo e atualizado.

Quando alguém pesquisa um tópico, como médicos, faz um balanço do que foi encontrado e classifica as páginas de acordo. Algumas pesquisas são gerais e trazem milhões de resultados, enquanto outras mais específicas podem gerar apenas alguns milhares.

Os sites que aparecem nesses resultados são classificados de acordo com vários fatores.

As palavras e frases nas tags e no texto do seu site, por exemplo, dão pistas sobre a substância do conteúdo e a relevância para a pesquisa.

Cada site também tem uma certa “autoridade de domínio” que representa a sua reputação, e os sites com autoridade mais alta têm melhor classificação nos resultados de pesquisa. Alguns fatores ocorrem até mesmo fora do site, como links de outros sites.

Embora seu site possa ser exibido na segunda ou terceira página de resultados para pesquisas relevantes, isso não é suficiente para atrair visitantes. Você precisa estar na primeira página de resultados, de preferência entre os três primeiros. Os melhores resultados não apenas geram mais cliques, mas também colhem os outros benefícios de uma estratégia de SEO eficaz.

O que os pacientes procuram online?

Com o SEO para médicos, você precisa pensar sobre seus pacientes e o que eles procuram online. Por exemplo, se sua prática médica se especializar em cuidados primários em comparação com cuidados pediátricos, você verá uma diferença nas pesquisas de seu público-alvo em mecanismos de busca como o Google ou o Bing.

Ao pensar sobre o que seu público pesquisa on-line, você também deve pensar sobre as diferentes intenções. A intenção pode variar de informativa a transacional, ou seja, enquanto um usuário está aprendendo sobre um tópico, outro está pronto para realizar uma ação, como agendar um compromisso.

Para médicos, pesquisas “perto de mim” são comuns em todas as práticas e especializações.

SEO para Médicos:
resultados do Google em pesquisas sobre médico

Isso ocorre porque a maioria dos médicos fornece seus serviços pessoalmente, em vez de virtualmente. Se as pessoas precisam de um médico, procuram um médico perto delas porque terão que se deslocar até o local físico desse médico para atendimento.

Para obter os melhores resultados com a estratégia de SEO do seu médico, almeje alvejar palavras-chave em todas as intenções. Essa abordagem ajuda sua prática a alcançar pacientes em potencial em todas as fases do funil de compra, desde a pesquisa de suas necessidades médicas até encontrar o próximo médico.

SEO para Médicos:
Consultoria de SEO para médicos

Como o SEO para médicos ajuda em práticas como a sua?

Mais pessoas estão recorrendo aos mecanismos de buscas por médicos em suas áreas, o que significa que você precisa se classificar nos resultados se quiser alcançá-los. Além de simplesmente se classificar bem, alguns dos outros benefícios de uma estratégia de SEO médico incluem:

1) Leads super qualificados

Procure um médico e milhões de resultados surgirão. Procure um médico em uma cidade ou bairro específico com experiência em uma especialidade e as opções caem drasticamente.

O SEO mostra seu site para as pessoas que procuram exatamente o que você tem a oferecer. Como esses leads são mais adequados para sua prática, há uma chance maior de eles visitarem seu site para obter mais informações e, por fim, se tornarem pacientes.

2) Custo mais baixo

A publicidade tradicional é cara e também tem alcance limitado e vida útil curta. Este não é o caso do SEO para médicos. Por um custo menor, você pode alcançar mais pessoas em um período mais longo.

Isso não apenas leva a um maior retorno sobre o investimento, mas também permite que você concorra a pacientes com consultórios maiores e que tenham dinheiro suficiente para investir em grandes campanhas publicitárias.

3) Maior autoridade

As classificações do mecanismo de pesquisa são determinadas, em parte, por quantas pessoas visitam um site e como reagem – passando algum tempo no site ou “retornando” imediatamente aos resultados do mecanismo de pesquisa para encontrar uma opção melhor.

Como resultado, um site com classificação mais alta nos mecanismos de pesquisa é visto como mais confiável do que outro com classificação mais baixa ou nem mesmo exibido. À medida que seu site cresce, aumenta também a confiança do público nele – um fator importante na escolha de um médico.

empresa de seo para médicos
Agência de SEO para médicos

3 dicas de SEO para médicos e práticas médicas

Agora que você sabe o que o SEO pode fazer pela sua estratégia de marketing, siga estas dicas de SEO para médicos e comece a colher os benefícios:

1. Otimize para pesquisa local

As pessoas preferem ir a um médico localizado nas proximidades, portanto, seus termos de pesquisa podem incluir um bairro ou cidade específica. Use o SEO local para otimizar seu site para esses tipos de pesquisas e sua prática alcançará mais pacientes em potencial.

nclua sua localização no texto, tags de título e outra cópia do site. Certifique-se de que seu endereço esteja no rodapé da página. Além disso, certifique-se de que seu endereço seja o mesmo em todos os sites em que sua prática aparece, incluindo mídia social, Google Maps e diretórios médicos online.

2. Crie conteúdo original

Os motores de busca consideram vários fatores ao classificar sites. Novidade e relevância do conteúdo, número de páginas e visitas estão entre eles. Um blog aborda todos esses fatores.

Escreva uma nova postagem a cada semana para garantir que seu site esteja sempre atualizado.

Isso adiciona mais páginas ao site e atrai novos visitantes que podem não ter ouvido falar de sua prática de outra forma. Ao escrever, concentre-se nos tópicos que estão recebendo mais atenção, usando as palavras-chave que as pessoas usam para encontrar conselhos e informações.

Acima de tudo, certifique-se de que seu conteúdo seja único e genuinamente interessante para pacientes em potencial.

3. Crie links de alta qualidade

Um profissional de serviços cujo conteúdo é referenciado em outros sites tem mais credibilidade e, como resultado, uma classificação mais elevada. A mesma coisa acontecerá com sua prática se sites de boa reputação tiverem links para seu conteúdo em seu site. Uma forma de construí-los é produzir conteúdo exclusivo, como infográficos e ferramentas interativas.

Aumente sua exposição escrevendo em blogs convidados ou participando de discussões online. Isso pode levar algum tempo para produzir resultados, mas, por mais frustrante que seja, nunca tente comprar links. Isso pode resultar em penalidades dos motores de busca, o que acabará por prejudicar a sua classificação e reputação.

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Profissional de Marketing Digital desde de 2010, Experiências em Start Up’s de jogos sociais. Buscando cada vez mais especializações em Search Engine Optimization, Google Ads, e Consultoria Empresarial.

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